domingo, 29 de junho de 2008

As coisas não se fazem novas, somente ganham sentido... Sempre!

Benditos Temas Transversais que salvaram nossas crianças e adolescentes da ignorância de um mundo sem sentido.
O sistema educacional, de nossa sociedade pode educar, mas não estava fazendo isso eficazmente, pois lhe faltava ferramentas adequadas. As disciplinas tradicionais, que trazem o conhecimento humano acumulado há tempos não podem ser deixadas de lado, mas devem ser contextualizado significativamente à realidade de cada aluno, permitindo-lhe repensar suas ações e sua atuação em sua realidade, possibilitando-o o pensar criticamente e criativamente.

Por falar nisso, crítica e criatividade são entidades que foram abandonadas pelas escolas, que se especializaram em formar pessoas cada vez menos intuitivas e desconfiadas de si. A escola criou regras, métodos e sistemas e amou-os tanto que fechou seus ouvidos e tapou seus olhos para o objeto de sua afeição: os alunos.
Hoje, a escola começa a voltar os olhos aos alunos e enamorar-se novamente pela construção do saber e pela beleza da interação entre o ser humano e o mundo.

Refletindo sobre tudo isso e principalmente sobre os temas transversais, que segundo o Ministério da Educação (MEC), “são temas que estão voltados para a compreensão e para a construção da realidade social e dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva e com a afirmação do princípio da participação política.” pude compor o seguinte texto sobre a consciência de preservação do ser humano:

Preservar o meio ambiente é uma causa que encontra poucos obstáculos para ser defendida e abraçada, seja por empresas, por campanhas escolares, por ONGs, ou até mesmo como “slogan” pessoal de cidadãos comprometidos com o presente e interessando no futuro. Verdadeiramente este é um tema de interessa global.
Não há necessidade de discorrer sobre a importância de preservação do meio ambiente tanto para os humanos tanto para que continue existindo o planeta. Em qualquer turma de primeira série do ensino fundamental podemos encontrar entre as crianças algumas que possam nos dizer mais de um motivo para preservar o meio ambiente. São motivos lógicos e claros.
Contudo, porque ainda há tanta necessidade de conscientização de algo tão real e gritante da humanidade e do planeta? Por que falta ao homem essa consciência de preservação? Gastasse tanto com investimento e propaganda para aquilo que devia fluir naturalmente na ação humana, como flui na natureza que se recria e se conserva.
Estas respostas repousam nos desejos da alma humana que sempre esta em busca de um desejo, ainda que este desejo seja a auto depredação e destruição de seu ambiente.
Aprender a ser, ainda é um desafio.

Um comentário:

Júlia Rezende disse...

Sempre com bons pensamentos e boas idéias, né?!
Fran, vc escreve como a alma: profuuunndo!!!
Adorei essa postagem, aliás adoro todas!Sempre escreva sem cansar. Beijos de sua admiradora :*

BlogBlogs